Doen A De Chagas
Histórico
A Doença de Chagas foi descoberta em 1909, quando o Dr. Carlos Justiniano Ribeiro das Chagas realizava uma campanha contra a malária que atingia operários que trabalhavam na construção de um trecho da Estrada de Ferro Central do Brasil, em Minas Gerais.
. Carlos Chagas, descreveu o agente etiológico, o transmissor e o modo de transmissão da doença. A descoberta foi considerada única na historia da medicina
Vetor
Existem três insetos vetores hematófagos relacionados à Doença de Chagas, considerados os hospedeiros intermediários da doença. Estes são:
Triatoma infestans;
Rhodnius prolixus;
Panstrongylus Megistus;
Todos os triatomíneos são suscetíveis a infecção pelo T.cruzi, em qualquer de seus estágios evolutivos, a partir da sucção de sangue do mamífero infectado. Uma vez adquirida, a infecção é geral permanente no inseto, e não lhe traz dano aparente. O parasito se instala no tubo digestivo e no sistema urinário (tubos de Malpighi) do vetor.
Triatoma infestans
- Tem de 9,5 a 39,5 mm de comprimento. Corpo marrom com o pronoto preto e faixas escuras no cório. Tubérculos anteríferos situados a meia distância entre os olhos e a extremidade anterior da cabeça. Trocanteres e base dos fêmures amarela.
Rhodnius prolixus
- Tem de 9,5 a 39,5 mm de comprimento. Cor geralmente amarelada com manchas marrons. Tubérculos anteníferos situados próximos à extremidade anterior da cabeça. Região pré-ocular distintamente mais longa e afilada
Panstrongylus Megistus (incompleto)
- Tem de 19 a 38 mm de comprimento. Corpo preto com pequenas manchas vermelhas na ponta do escutelo e do cório. Tubérculo antenífero implantado próximo dos olhos. Cabeça tão larga quanto comprida. Região pré-ocular curta e robusta.
Agente Etiológico - Trypanosoma cruzi
O Trypanosoma cruzi é um parasita flagelado, intracelular obrigatório e se apresenta em três estágios de desenvolvimento.
Epimastigota - o flagelo emerge ao lado do núcleo da célula;
Amastigota – somente o