Antropologia Aplicada Ao Servi O Social
ANTROPOLOGIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL
EDINÉIA DE MORAIS RA- 411675
EDINÉIA DA SILVA RA- 411736
LILIAN ALVES RA- 419338
ADRIANA GERMANO RA- 419343
O SERVIÇO SOCIAL DIANTE DA CIÊNCIA ANTROPOLÓGICA
PROF° MARIA MARICIANO MORES NUNES
MARILIA-SP
06/06/2014
O SERVIÇO SOCIAL DIANTE DA CIÊNCIA ANTROPOLÓGICA
PROBLEMAS SOCIAIS
UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO
De acordo com os acontecimentos mais antigos e mais recentes, podemos ver que os problemas sociais sempre existiram, e em cima deles houve muitas formas de manifestações à procura de uma solução, de um maior entendimento para que houvesse uma sociedade justa e igualitária para toda a sociedade.
Percebemos em alguns relatos, como o da "Cinderela negra", vulgo Maria Carolina de Jesus, que a pobreza em sua vida e em sua comunidade era tão grande, que muitas vezes ela e suas colegas de rua comiam comida do lixo, ou seja, o próprio lixo.
Constatamos que a trajetória de Carolina mostra uma visão colocada de lado pela população brasileira na época, principalmente durante de J. Kubtschek.
E muito se falava no páis sobre desenvolvimento, crescimento e industrialização de algumas regiões.
PROBLEMAS SOCIAIS
UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO
Hoje não é muito diferente, há algumas situações relacionadas aos problemas sociais, porque hoje ainda há milhões de mulheres negras, semi-alfabetizadas, pobres e principalmente desprovidas de qualquer ajuda do Estado. O que faz a diferença é a coragem de carolina ao acompanhar os debates políticos para poder entender as diferenças sociais e mesmo sem estudo, ter uma concepção a respeito do governo, que hoje, muito alfabetizados, ignoram ou não se interessam.
Então pensamos, o que poderá ser feito para acabar com os problemas socias? Talvez a solução esteja ligada às decisões governamentais com mudanças das leis, privilegiando os menos favorecidos, dando oportunidade e meios para ascensão material e educativa. A experiência de trabalho do Serviço Social numa Organização não Governamental no