Onicomicose
1.Introdução:
Onicomicose é umas das dermatoses mais frequentes com uma prevalência variando de 7 a 10% 1,2 sendo responsável por 15 a 40% das alterações ungueais. O diagnóstico de certeza não é clínico, sendo necessária realização do exame micológico (microscópico direto e cultura). O sucesso do tratamento vai depender do diagnóstico etiológico correto, e alguns cuidados devem ser observados na coleta e processamento do material.
2.Definição:
Onicomicose é uma infecção ungueal causada por dermatófitos, leveduras e fungos filamentosos não dermatófitos. São classificados clinicamente em onicomicose subungueal distal, onicomicose superficial branca, onicomicose proximal subungueal e onicomicose distrófica total.
Sua prevalência está em crescimento o que pode ser explicado por fatores como aumento da incidência de imunodeficiências e da idade da população, melhora da vigilância médica, e dos cuidados, tanto do médico quanto do paciente, em relação às unhas.
Entre certos grupos, como mineiros de carvão, pessoal das forças armadas, nadadores freqüentes, escolares, e desportistas, entre outros, a prevalência das infecções fúngicas dos pés, entre elas as onicomicoses, podem ser, na realidade, muito mais elevada do que o observado em alguns inquéritos epidemiológicos realizados até agora. O uso de calçados fechados e/ou úmidos, a vida em comunidade, o andar descalço em banheiros públicos, e a freqüência de trauma, são fatores que influenciam essa elevada taxa de prevalência.
Essas afecções cosmopolitas são recalcitrantes e ainda consideradas incuráveis por alguns autores. Com freqüência vistas como um problema meramente estético, negligenciadas em sua importância, de tratamento prolongado e resultados, em geral, desapontadores, tanto para o médico quanto para o paciente, as onicomicoses precisam ter seu real significado estabelecido de uma maneira categórica, ou seja, estão associadas a desconforto físico e psicológico e podem de modo significativo