Onicomicose
As onicomicoses são infecções fúngicas das unhas. As unhas dos pés são afetadas mais comumente que as das mãos, pois oferecem um ambiente mais propício ao desenvolvimento dos fungos (umidade, escuro e aquecimento) encontrados dentro dos calçados. Além disso, a queratina (material de que a unha é composta), "alimento" dos fungos, é mais abundante nas unhas dos pés que nas das mãos. As onicomicoses representam tanto um problema de saúde quanto um problema estético e, sob ambas as vertentes, requerem pronta solução. Frequentemente, as onicomicoses estão associadas às dermatomicoses.
Quais são as causas das onicomicoses?
As onicomicoses são causadas por fungos contraídos do solo, de animais ou de outras pessoas, por meio de instrumentos contaminados de cortar e embelezar as unhas, como, por exemplo, alicates e tesouras. As pessoas com imunodeficiências, diabetes mellitus, psoríase, etc. estão mais predispostas às micoses de unhas que as outras.
Quais são os principais sinais e sintomas das onicomicoses?
As manifestações clínicas das onimicoses são muito variadas:
Espessamento e descolamento das unhas.
Manchas brancas.
Deformação e mesmo destruição das unhas.
Ao mesmo tempo as unhas mudam de cor e se tornam quebradiças ou muito endurecidas e podem se descolar da pele dos dedos.
As onicomicoses parecem mais frequentes nas mulheres idosas e nos homens jovens. Raramente afetam as crianças.
Como o médico diagnostica as onicomicoses?
Num primeiro momento, o diagnóstico das micoses de unhas pode ser feito pela observação das lesões ungueais e, posteriormente, o tipo dela pode ser confirmado pelo exame direto do fungo, por meio de raspagem da unha e cultura deste raspado em meios de cultura apropriados. A biópsia pode demonstrar se o fungo é realmente invasivo ou apenas comensal. O diagnóstico diferencial das onicomicoses deve ser feito com a psoríase, o líquen plano e a paquioníquia congênita (desordem