ATPS Antropologia Aplicada ao Servi o Social
Elaboramos este estudo através de pesquisas em livros, artigos publicados e “sites” da internet, procurando focar problemas sociais existentes na sociedade brasileira e a atuação dos profissionais da área indo ao encontro da questão social.
No livro Quarto de despejo: diário de uma favelada, a narrativa da protagonista, em seu diário, demonstra o sofrimento de uma moradora de uma favela. A história se passa na década de
1950, no entanto os dramas são atuais, tanto política como socialmente. Remete-nos a uma reflexão profunda, sobre a pobreza e o cotidiano dos marginalizados pela sociedade.
A pobreza e sua implicações sociais teve relevância, contudo abordamos também o
Serviço Social nas ONGs. A suas origens e o apoio governamental, vindo a substituir em parte os movimentos sociais, mas legítimos, os desafios de interpelam a atuação do assistente social, sobretudo pela carência das mais básicas necessidades, saúde, educação e moradia de qualidades. Visão Social
O amplo campo de estudos dos problemas sociais brasileiros, encontra vasto estudo da
Antropologia. Esses afetam sobremaneira a vida do povo brasileiro. Dentro do escopo, buscamos alguns artigos e publicações visando compreender tais desigualdades. Abaixo resumimos o estudo realizado:
Quarto de despejo: diário de uma favelada – A pobreza, a discriminação social e racial e a
labuta do dia a dia são o temas pertinentes a esse livro. Assim como Anne Frank, que escreveu seu diário na guerra, neste diário de uma mulher sofrida que vida em uma favela de São Paulo, procura mostrar o dia-a-dia da comunidade em que vive. Que apesar da sua condição social, faxineira, catadora de lixo, negra, mãe de família, busca o seu sustento diário, luta contra a atitude dos políticos da época, da exploração pelo comerciantes e o desperdício de alimentos. A narrativa se passa em primeira pessoa, onde a personagem procura alívio das suas dificuldade na escrita.
A narrativa também faz uma equivalência da situação