antiinflamatorio
Qualquer lesão que danifique a membrana de umacelula do organismo será capaz deliberar frações fosfolipidicas ( acido araquidonicos) , atraves daação enzimatica da fosfolipase A2. O acido araquidonico, quando liberado não tem ação inflamatoria,mas os produtos da de sua degradação : ciclo-oxigenase (COX) e Lipo-Oxigenase (LO),são fundamentais para o desenvolvimento do processo inflamatorio.
A quebra do acido araquidonico pela COX origina: Prostaglandinas (PG),Prostaciclinas (PGI) e tromboxanas (TX).
LO da origem a Leucotrienos (LT).
Lo são encontradas nas ceulas plaquetarias, pulomonares e leucocitaria originando os LTs
PROCESSO INFLAMATORIO
Liberação de mediadores quimicos-> Vasodilatação ( aspecto vermelho na região e promove o calor local) -> permeabilidade vascular-> passagem deproteinas plasmaticas para o tecido-> grande quantidade de agua -. Origina o edema.
AINES
Atividade antiinflatoria e tambem combatema dor e febre.
PROCESSO FEBRIL:
Leucocitos fagocitando particulas estranhas,liberam pirogenos endogenos (citocinas) ,ligam se a receptores endoteliais cerebrais ou interagemcom celulas da microglia,ativando a formação do acido araquidonico, COX cerebral produz PGE, aumentando a temperaturalcorporal, para desregular o funcionameto hipotalamico,o desequilibrio dosmecanismo que controlam a temperatura corporal faz com que o organismo reaja como se a temperatura externa estivesse baixa, produzindo vasoconstrição periferica, piloereção e tremores
DOR
É iniciada por bradicinina e histamina e amplicada pela ação das PG, principalmente pela PgE2e a PGI2
PGI2 esta relacionada com a hiperalgia imediata e de curta duração,já a PGE2com a hiperalgia longa e que pode persistir por um periodo até 6 horas.
Os AINES tem maior efeitos em dores somaticas do que em dores viscerais, só serão eficazes nas dores potencializadas com a presença de PG, oui seja principalmente aquelas associadas a processos