Antiinflamatorios
As principais diferenças entre cada um dos fármacos utilizados estão principalmente relacionados com o poder de cada uma delas em cada efeito, mas também, nos efeitos colaterais que originam. Neste artigo iremos explicar como é que os anti-inflamatórios funcionam, e ainda, abordar quais osriscos e efeitos colaterais da utilização indiscriminada destes medicamentos.
Índice do Conteúdo [Esconder]
Quais são os anti-inflamatórios mais utilizadosComo funcionam os anti-inflamatórios?Efeitos colateraisO Que Procura?Quais são os anti-inflamatórios mais utilizados
Como referimos atrás, existem mais de 20 fármacos diferentes utilizados nos anti-inflamatórios não esteroides. No entanto, há algumas mais usadas que outras. Deixamos aqui por isso uma lista dos fármacos mais conhecidos e utilizados.
- Ibuprofeno– Diclofenaco– Naproxeno– Colecoxib– Cetoprofeno– Piroxican– AAS (ácido acetilsalicílico)– Indometacina
Como funcionam os anti-inflamatórios?
Anti-inflamatório refere-se à propriedade de uma substância ou de um tratamento que reduz a inflamação. Os anti-inflamatórios compõem cerca de metade dos analgésicos, reduzem a dor, e reduzem a inflamação ao contrário de opióides (opiáceos – substâncias derivadas do ópio), que afetam o sistema nervoso central.
Os anti-inflamatórios não esteroides (AINE) basicamente são inibidores das COX (enzima ciclooxigenase). Estas enzimas poderão ser divididas em duas variantes, com ligeiras particularidades entre elas: a COX-1 e a