antiinflamatorio
Antiinflamatório (ou antiflogístico) é uma substância ou medicamento que combate a inflamação de tecidos.
A inflamação é uma resposta do sistema imunológico a uma infecção ou lesão dos tecidos. Por esse processo, o fluxo sanguíneo para a região atingida aumenta, transportando células do sistema imunológico com o intuito de combater o agente agressor. Os antiinflamatórios são medicamentos que impedem ou amenizam essa reação e minimizam os sintomas da inflamação como calor, rubor e dor.
Tais medicamentos atuam por favorecer o desaparecimento dos edemas, desidratando os tecidos tumefeitos, por ativação da circulação local ou por vasoconstrição no local da aplicação ou por coagulação das albuminas tissulares.
Esses medicamentos também apresentam ação antipirética (redução da febre) e analgésica (diminuição da dor). São divididos em dois grupos: esteróides, derivados de corticóides que inibem as prostaglandinas e proteínas ligadas ao processo inflamatório, e não-esteróides, que diminuem o processo inflamatório e a dor.
Os primeiros costumam ser indicados para doenças como asma e doenças inflamatórias autoimunes; o segundo grupo é mais usado para tratar artrite reumatóide, traumas e contusões.
Como podem causar efeitos colaterais graves como toxicidade para as células do fígado e dos rins, gastrite e úlcera, entre outros, só devem ser utilizados sob prescrição e acompanhamento médico.
Antiinflamatório Esteróides
Glicocorticoides são os mais eficazes antiinflamatórios disponíveis, suplantando os não-esteróides. Empregam-se em doses equipotentes e são clinicamente classificados conforme sua duração de ação. A menor atividade mineralocorticoide é vantajosa por evitar retenção de fluido. No quadro a seguir, visualizam-se esses parâmetros. As doses ali consideradas (farmacológicas) são maiores que as substitutivas (equivalentes à secreção diária de cortisol, em torno de 10 mg/dia), usadas em terapia de