antigos institutos do direito
1ºInjurias. Na mesopotâmia injuria era qualquer ofensa que não feria a pessoa fisicamente. A pena era chicotada e multa, a multa dependia do grau da injuria. / Atualmente a injuria é igual na mesopotâmia, mas o que muda é a pena, o injuriado tem o direito de entrar com um processo judicial, pedindo indenização por danos morais.
A importância e que da a possibilidade de defesa aos dois lados envolvidos, e fazer justiça sem recorre a violência.
2ºDivórcio. Na mesopotâmia o divórcio poderia ser efetuado se a esposa faltasse com seus deveres de esposa ou se o homem ou a mulher apresentasse má conduta. /Hoje não precisa necessariamente ter esses argumentos, se você não se sente bem com seu marido ou com sua esposa, você tem o direito de pedir o divórcio.
A importância é que as leis antigas o casal que se separasse não poderia constituir novas famílias e somente os homens poderiam pedir o divorcio , e nos dias atuais as mulheres também pode pedir o divorcio com isso o divorcio ficou mais organizado e e sem maiores problemas .
3º Adoção. Na mesopotâmia podia adotar crianças. Se a criança fosse adotada no momento do nascimento, os pais não poderiam mais reclamar. Se a criança renegasse a adoção, ela era punida com chicotadas etc. /Hoje a adoção funciona da mesma forma, quem adota a criança possui a guarda dela, e os pais biológicos não tem mais direitos sobre ela. E se a criança renegar a adoção, ela não sofre nenhuma punição. O pai não pode mais devolver uma criança depois q ele adotou.
A importância e que crianças abandonadas terão uma oportunidade de crescer dentro de uma família , e a mulher que não pode ter filhos poderá adotar um. 4ºContrato. Na mesopotâmia o contrato era permitido, mas era proibido para pessoas incapazes de contratar. /Hoje o contrato funciona da mesma forma, todos podem contratar desde que estejam aptos para fazer isso. Quem não pode contratar é menores de 18,