Antifúngico
ASPECTOS HISTORICOS QUIMICOS E FARMACOLOGICOS
Monografia apresentada ao curso de Farmácia da Universidade são Francisco, Campus de Campinas como requisito parcial para obtenção do titulo de Farmacêutico.
Orientação: Profa. Dra. Michelle Polli
Data de aprovação: ___/___/___
Campinas
ANTIFÚNGICOS
Banca Examinadora:
____________________________________
Professor examinador 1
____________________________________
Professor examinador 2
____________________________________
Professor examinador 3
AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente a Deus, por ter me dado a chance de ser aquilo que escolhi, por ter confiado a mim o dom de cuidar e por todas as coisas maravilhosas que têm realizado em minha vida.
Aos meus familiares, por terem acreditado em mim, por terem me apoiado e por muitas vezes especialmente nos momentos em que estive ausente, tido muita paciência.
À Professora Michelle Polli, exemplo de profissional, por toda dedicação, carinho, confiança e puxões de orelha. Obrigado pela amizade .
A todos os professores que se dedicaram muito e até em momentos difíceis de suas vidas estiveram presentes nessa caminhada.
RESUMO
Fungos são microrganismos eucarióticos, alguns exibem dimorfismo, que quer dizer que podem ser encontrados como bolores ou leveduras dependendo da temperarura. Estima-se que apenas 0,1% podem causar doenças infecciosas em animais ou em humanos. Fungos diferem de bactérias basicamente em três aspectos: são maiores, possuem estruturas intracelulares como membrana nuclear e mitocôndria e as membranas celulares fúngicas contêm ergosterol enquanto bactérias não têm esteróides como constituinte de membrana. E é essa última característica que faz com que os fármacos antifúngicos que atuam em membrana e na síntese de ergosterol, se tornem agente bastante seletivos para o