Anticorpos Monoclonais
ANÁLISE DE TEXTO – ANTICORPOS MONOCLONAIS
1. Como é possível imortalizar linfócitos B? A imortalização dos linfócitos B ocorre por meio da fusão celular ou hibridização das células somáticas, entre um plasmócito normal e uma célula de mieloma, seguida da seleção das células fundidas que secretam anticorpos da especificidade desejada derivadas da célula B normal. Esse processo de imortalização é muito importante porque os linfócitos B normais não podem crescer indefinidamente.
2. Defina:
a. Hibridoma Hibridoma nada mais é que a linhagem dessas células produtoras de anticorpos imortalizados pela fusão celular.
b. Anticorpos monoclonais Os anticorpos produzidos pelas hibridomas são chamados de anticorpos monoclonais.
c. Anticorpos naturais Os anticorpos naturais são moléculas protéicas produzidas pelos linfócitos B quando o nosso organismo é invadido por algum organismo estranho (antígeno). A produção dos anticorpos faz parte da resposta imunológica adquirida, cuja função é combater o antígeno invasor. 3. Por que os hibridomas são imortais? A técnica para produzir hibridomas requer culturas de células de mielomas, sendo que estas possuem propriedade de crescimento incontrolável, tornando os hibridomas imortais.
4. Por que não são utilizados outros tipos de células para produzir hibridomas? Outras células não são utilizadas porque são as células de mieloma as melhores parceiras para as células B, pois células semelhantes tentem a se fundir e originar híbridos estáveis mais eficientemente do que as células diferentes.
5. Diferencie os anticorpos que são naturalmente secretados pelos linfócitos B na resposta imunológica adquirida dos anticorpos monoclonais Os linfócitos B são as únicas células que sintetizam moléculas de anticorpos. Após a invasão do antígeno a maior parte das respostas imunológicas ocorre nos tecidos linfóides, principalmente no baço. Os linfócitos B secretores de anticorpos, chamados de plasmócitos,