Engenharia Reversa
Neste trabalho serão explicadas as propriedades coligativas Tonoscopia, Osmose, Crioscopia e Ebulioscopia. Serão mostrados alguns gráficos e algumas figuras como exemplo de cada uma das propriedades, tais como o porque de cada uma delas ocorrer.
Crioscopia:
A crioscopia, também chamada de criometria, é a propriedade coligativa que indica a diminuição de ponto de congelamento de um líquido, provocado pela presença de um soluto não volátil, isto é, que não evapora.
Por exemplo, o ponto de fusão ou de solidificação da água ao nível do mar é 0ºC. No entanto, se adicionarmos sal na água, será necessário fornecer uma temperatura negativa para que a mistura congele.
É por este motivo que a água do mar em lugares frios, como os mares ártico e antártico, permanece líquida mesmo em temperaturas tão baixas. As camadas de gelo que se formam, como os icebergs, são constituídas apenas por água pura, enquanto que o restante, que permanece no estado líquido, é água que contém diversos sais, sendo que o principal é o cloreto de sódio (NaCl).
Para que um líquido mude do estado líquido para o sólido é necessário que a pressão máxima de vapor na fase líquida seja igual a da fase sólida. Assim, imagine um líquido puro que está sendo resfriado e está se aproximando do seu ponto de congelamento. Se nesse momento adicionamos um soluto, as suas moléculas irão interagir e a pressão de vapor do líquido irá abaixar, interrompendo a solidificação.
Para que a solução volte a se solidificar será necessário diminuir ainda mais a temperatura. O ponto de solidificação vai diminuindo progressivamente porque primeiramente quem vai congelando é o líquido puro e a solução vai ficando cada vez mais concentrada.
Quanto mais soluto tiver na solução, menor será o ponto de solidificação. A crioscopia é uma propriedade coligativa, o que significa que ela depende somente da quantidade de espécies envolvidas e não da sua natureza. Portanto, se tivermos dois copos com a mesma quantidade