Engenharia reversa
ENGENHARIA REVERSA
IFSP – INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO
CAMPUS SÃO PAULO
ADS1 - COE1 – Profª. Nanci e Prof. Salmaso
Nome: Erik Massao Takigami Protocolo: 1271466
Nome: Sidney Bezerra Leite Protocolo: 1270532
* Introdução:
* Nem todas as invenções tecnológicas do mundo moderno foram criadas a partir de uma grande ideia. Algumas delas surgiram do estudo de outras, e posteriormente se desenvolveram de forma independente do objeto inicial de estudos.
* A Engenharia Reversa está cada vez mais se tornando uma importante área de pesquisas para o avanço das tecnologias existentes, pois permite que mesmo aquilo que é protegido por leis de propriedade intelectual seja estudado e melhorado pelos concorrentes.
* O que é Engenharia Reversa?
* É o processo de análise de um artefato (um aparelho, um componente elétrico, programa de computador, etc.) e os seus detalhes de funcionamento, geralmente, com a intenção de construir um aparelho ou programa que faça a mesma coisa, sem realmente copiar algo do original.
* O nome “Engenharia Reversa” define muito bem o conceito do que ela faz. Trata-se do estudo de um objeto, seja um processador, um monitor, um programa ou até mesmo um simples relógio, desmontando-o e analisando suas peças, seus componentes, seus comandos e seu comportamento (no caso de programas). Isso é feito para descobrir como ele foi fabricado, como ele poderia ser melhorado e que outras funções ele poderia realizar, não havendo acesso a sua documentação.
* Explicando de forma fácil e resumida, a engenharia reversa pode ser comparada a uma dissecação do objeto de estudo, como é feito com sapos, minhocas e outros animais em aulas de biologia. Abre-se o objeto estudado, separam-se suas partes e estuda-se sua composição química, construção, formatos de peças e diversos outros itens, com o intuito de descobrir como tudo funciona e como repetir o processo de criação.
*