Ambiente para desenvolvimento de software para dispositivos móveis orientado a modelos
Ambiente para desenvolvimento de software para dispositivos móveis orientado a Modelos
INTRODUÇÃO
Os dispositivos móveis são cada vez mais indispensáveis no cotidiano das pessoas. Hoje, estes dispositivos não são meros meios de comunicação que realizam chamadas de voz e envio de mensagem, mas dispositivos capazes de navegar na Internet, visualizar e-mail, acessar redes sociais, informar a localização global do aparelho, entreter o usuário por meio de jogos e recursos áudio visuais, como também, visualizar e editar arquivos com aplicativos de escritório – editores de textos e planilhas, leitores de pdf, dentre outros –, permitindo ao usuário executar tarefas importantes mesmo estando distante do computador pessoal.
A importância dos dispositivos móveis para sociedade tem gerado uma crescente demanda por hardwares e softwares cada vez mais evoluídos e complexos. Assim, a fim de conquistar o cliente e proporcionar novas funcionalidades, as empresas de celulares, smartphones, tablets e outros dispositivos móveis têm oferecido aparelhos com inúmeros acessórios – como, por exemplo, TV digital, transmissão de dados via Bluetooth, rede wireless e 3G, sistema de localização global (GPS) – e diferentes sistemas operacionais.
Neste trabalho, entende-se por infraestrutura ou plataforma do dispositivo móvel, a arquitetura de hardware e de software (sistema operacional) que constituem o aparelho.
A variabilidade de infraestrutura torna o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis um desafio. Hoje, as fábricas de software são obrigadas a lidar com aparelhos que possuem inúmeras arquiteturas e diferentes sistemas operacionais. Portanto, uma fábrica que queria disponibilizar sua aplicação para mais de uma plataforma deverá reescrevê-la, com o mesmo design e a mesma lógica, em diferentes linguagens de programação e arquitetura de software.
Manter a mesma aplicação para diferentes infraestruturas acarreta em prejuízo financeiro