anticorpos monoclonais
O que são:
Anticorpos são proteínas produzidas no nosso organismo que ajudam o sistema imunológico a combater vírus, bactérias e tumores através do reconhecimento de antígenos. Anticorpos monoclonais (mAbs, na sigla em inglês) são anticorpos produzidos por um único clone de um linfócito B parental, sendo, portanto, idênticos em relação às suas propriedades físico-químicas e biológicas. Com o avanço da biotecnologia, se tornou possível produzir em laboratório anticorpos monoclonais, ou seja, específicos para uma única região do antígeno (epítopo). Os anticorpos monoclonais permitem analisar as moléculas em uma base epítopo-a-epítopo em função da especificidade limitada, que diferencia uma mutação em um único aminoácido nos peptídeos. Diferente dos anticorpos policlonais, os anticorpos monoclonais não são capazes de reconhecer moléculas inteiras. Para os anticorpos monoclonai, antígenos diferentes com um epítopo comum representam o mesmo antígeno. Os anticorpos monoclonais podem apresentar reatividade cruzada com os epítopos. Esta reatividade cruzada pode ser explicada pela provável existência da mesma sequência de aminoácidos, carboidratos ou lipídios em diferentes moléculas.
Utilização:
A tecnologia do anticorpo monoclonal permitiu o desenvolvimento de sistemas de imunoensaios extremamente úteis e próximos do ideal para os exames clínicos laboratoriais. Mais recentemente, os anticorpos monoclonais também tem sido aplicados de forma promissora na terapia de diversas doenças, sendo largamente utilizados para o tratamento de diversos tipos de câncer. Muitos anticorpos monoclonais terapêuticos estão em desenvolvimento e devem chegar a prática clínica em breve. Vantagens:
*Os anticorpos monoclonais fornecem um reagente bem definido.
*A produção de anticorpos monoclonais pode fornecer uma quantidade ilimitada de reagente homogêneo com afinidade e especificidade altamente consistentes.
*Os anticorpos monoclonais podem ser