Antibioticos mais usados em Medicina Veterinária
MEDICINA VETERINÁRIA
PATOLOGIA E CLÍNICA CIRÚRGICA I
TURMA: 7º A
LEANDRO AUGUSTO CASSIANO
REVISÃO LITERÁRIA: PRINCIPAIS ANTIBIÓTICOS UTILIZADOS NA MEDICINA VETERINÁRIA
PROFESSOR: MICHEL
ANAPÓLIS
2014
1 – INTRODUÇÃO
Antibióticos são produzidos por microorganismos ou seus equivalentes sintéticos, que têm a capacidade de em pequenas doses, inibir o crescimento ou destruir os microorganismos. Penicilinas, cefalosporinas e tetraciclinas são exemplos dos principais antibióticos usados em Medicina Veterinária.
Quimioterápicos são as drogas usadas na terapia antimicrobiana, as quais são produzidas quimicamente em laboratórios ou extraídas de plantas. As sulfonamidas, trimetoprim, ácido nalidíxico, ácido pipemídico, nitrofuranos e amprólio são exemplos dos principais quimioterápicos utilizados em Medicina Veterinária.
PENICILINAS
Mecanismo de Ação: bactericida
Espectro antibacteriano:microorganismos gram-positivos: estreptococos, estafilococos não produtores de penicilinase, Actimomyvessp., Listeriamonocytogenes, Clostridium etc.
Tecidos Atingidos:
Resistência: O mecanismo de resistência mais importante é a produção de betalactamases pelas bactérias; essas enzimas inativam o antibiótico quebrando o anel betalactâmico. As betalactamases produzidas por diferentes bactérias possuem propriedades físicas, químicas e funcionais variadas.
CEFALOSPORINAS
Mecanismo de Ação: bactericida
Espectro antibacteriano: microorganismos gram-positivos
Tecidos Atingidos: Processo inflamatório, por exemplo, das meninges, facilita sua penetração no sistema nervoso central.
Resistência: Foram descritos três fatores determinantes dessa resistência: produção de betalactases, redução da penetração através da camada externa da parede celular e dificuldade do antibiótico betalactâmico da penicilina.
SULFAS
Mecanismo de Ação: