máquinas elétricas
Prof.: Daniel Henrique Nogueira Dias
TEMA: Métodos de partida de motores de indução trifásicos
Data de realização : ___/_____/__________
I – Objetivos
Verificação da corrente de partida do motor de indução trifásico com rotor bobinado, utilizando diferentes técnicas de partida.
II – Introdução teórica
A teoria do circuito equivalente de um motor de indução trifásico nos diz que tanto a corrente de estator (I1) como a corrente de rotor (I2) tem uma forte dependência com a resistência
interna do rotor (R2). Estas podem ser determinadas pelas seguintes expressões:
Na primeira fórmula, Zentrada é dado pela associação em paralelo das impedâncias do estator e rotor (mostrado na primeira figura abaixo) e Zeq e Veq são dados pelo equivalente de
Thèvenin (mostrado na segunda figura abaixo):
Os métodos de partida são empregados para reduzir a corrente de partida nos motores de indução. No momento em que o motor é acionado, o escorregamento é únitário, levando a impedância do motor assumir baixos valores iniciais (tem-se um valor mínimo de resistência rotórica), sendo que esta impedânica está associada a níveis elevados de tensão. Como consequência, tem-se uma corrente muito alta na partida.
Por estes motivos, é importante se evitar a partida direta. Na prática, existem quatro outros tipos de partida: partida por autotransformador, partida por chave estrela-triângulo, partida pro softstarter e partida por inserção de reostato.
Partida por autotransformador
Os autotransformadores podem variar a tensão de entrada (tensão nominal) para níveis mais baixos. Ela reduz a corrente de partida Ip, evitando uma sobrecarga no circuito, deixando , porém, o motor com um conjugado suficiente para partida e aceleração.
Se Ip é a corrente de partida que a linha fornece ao motor alimentado com plena tensão e m é a relação de transformação do autotrafo, temos que:
Aplicando-se ao motor a plena tensão Vp, a corrente