instituicao social escola
Desde que nascemos, começamos a aprender as regras e os procedimentos que devemos seguir na vida em sociedade. À medida que a criança cresce e passa a entender melhor o mundo em que vive, percebe que em todos os grupos de que participa existem certas regras importantes, certos padrões de comportamento que a sociedade considera fundamentais. Essas regras, instituídas pelos nossos antepassados, sofreram modificações ao longo do tempo. A sociedade exerce pressão sobre cada indivíduo para que todas elas sejam cumpridas
São todas aquelas estruturas sociais ou formas de organização estáveis como a Família, a Igreja, a Escola ou uma Empresa, que são baseadas em regras e procedimentos padronizados, socialmente reconhecidos, aceitos, sancionados e seguidos pela sociedade.
Em outras palavras, poderíamos dizer também que são os modos de pensar, de sentir e agir que a pessoa, ao nascer, já encontra estabelecidos e cuja mudança se faz muitas vezes com dificuldades. E mais, elas existem para satisfazer necessidades e servem como formas de controle social.
Definição Sociológica de Escola
Instituição social especificamente organizada para transmitir aos jovens os conhecimentos, as normas de comportamento e a herança cultural, de modo a integrá-los na sociedade em que vivem; é a instituição social destinada a transmitir a educação de forma sistemática.
Histórico da Escola
As sociedades simples apresentam apenas educação informal – pré- letradas.
Antigamente as civilizações antigas exigiam a preparação dos seus membros para o desempenho de atividade específicas, seja no exército, agricultora e etc.
A maioria das profissões era “herdada” do pai
Os escribas ensinavam a arte de ler e escrever e estavam, geralmente, a serviço das classes altas.
A escola como se conhece na atualidade surgiu na Idade Moderna juntamente com as indústrias. A burguesia que dividiu o trabalho para