fundamentos filosofico
Comunidade educacional
Pensar em educação requer que pensemos em todo o seu entorno. Em função disso, devemos aproximar o olhar dos vários modelos institucionais que formam a instituição educacional. Não há apenas um olhar em uma instituição, mas vários olhares e vários modos de pensar e conceber a educação. Um pouco ou muito de cada membro de uma realidade por meio das diversas estruturas sociais criadas e apresentadas na caminhada e no aprimoramento existencial humano.
A comunidade educacional não é composta apenas de alunos e professores. Todo o entorno faz parte da sua estrutura: o local onde está instalada, os pais, os funcionários, os administradores, todos aqueles que estão próximos à instituição. Uns dão suporte a outros, e todos se completam.
Por isso a importância de termos uma visão ampla da educação como estrutura comunitária. Imagine a educação como uma construção. Suas fundações devem estar alicerçadas em base sólidas profundas e bem amarradas.
A educação é alicerce para a construção de uma sociedade bem estruturada e arraigada, que tenha raízes fortes e profundas. É a educação que favorece a reflexão e a reformulação de parâmetros.
A INSTITUIÇÃO
A instituição é o estabelecimento em que está organizada toda a estrutura e a sistemática referente aos aspectos formais e funcionais do ambiente educacional. Instituição é a estrutura social, formal e, em última instância, o estabelecimento em si.
A instituição não é composta apenas do prédio. Este, estrutura física, é apenas uma pequena parte do todo institucional. A instituição representa uma vontade da comunidade, seus interesses e necessidades.
O entorno educacional é o grande laboratório do ambiente educacional, ou seja, é o laboratório de experimentação daquilo que diz respeito à educação, por ser um grande espaço de aprendizagem, onde professores, alunos, pais e administradores aprendem. A instituição de ensino