Aluno
1-Práticas de gestão pedagógica A Proposta Político Pedagógica da Escola Estadual Dilmas Sousa Cattete,tem por objetivo buscar criar uma escola que construa conhecimento, que seja baseada na integração e reflexão de sujeitos que aprendem e ensinam. Busca fazer uma escola que ofereça um espaço de construção e vivência de um currículo com idéias de ética, justiça, respeito, amor. Um currículo de lutas pelo direito a uma vida digna em que todos possam questionar e superar a exclusão social e toda a forma de preconceito. Portanto, o envolvimento de toda comunidade escolar é essencial para que sejam atingidos os objetivos propostos, é necessário o engajamento para que haja qualidade.
Pretende-se com este projeto que se estabeleça, com clareza, as diretrizes filosóficas que norteiam o processo ensino – aprendizagem na Escola Dilma Sousa Cattete.
Assim, a valorização da educação como um instrumento de humanização e de interação social, proporcionando uma educação de qualidade através de um trabalho de parceria entre os pais, alunos e profissionais dessa escola, dentro de um processo cooperativo de formação de indivíduos plenos e aptos a construir a sua própria autonomia e cidadania, reconhecendo-se, como ser único, mas também coletivo.
Em muitas atividades a Escola propõe, aos educandos, o desenvolvimento da consciência de si mesmo, do ambiente social em que está inserido e do senso crítico, possibilitando que se torne um agente de transformação social.
2-A prática da gestão administrativa
A escola apresenta seu trabalho burocrático de forma sistematizada e organizada, cuja administração de todos os seus recursos e tomada de decisões são organizadas e feitas de forma conjunta com a comunidade escolar.
O trabalho administrativo é feito de forma burocrática dando sustentação a toda equipe gestora professores , estudantes e família que venham participar em todas as atividades entendimento quanto a importância da