microbiologia
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
ANNE Y. SALES
RESUMO DE ARTIGO SOBRE RESISTENCIA BACTERIANA AOS ANTIMICROBIANOS
Trabalho formulado sobre o tema acima citado, através do artigo “Utilização indiscriminada de antimicrobianos e sua contribuição a multirresistência bacteriana”. Para fins de obtenção de nota na disciplina de Microbiologia do terceiro período do curso de Medicina Veterinária, da Universidade Federal de Rondônia - UNIR.
ROLIM DE MOURA- RO
2014
O descobrimento e utilização dos antibióticos tiveram e têm grande importância para a mortalidade de doenças infecciosas, tanto na medicina humana como na medicina veterinária. Mas um problema vem surgindo há algum tempo devido, a resistência das bactérias contra drogas antimicrobianas. Essa resistência e devido pela mutação espontânea e recombinação de genes que cria uma genética muito variável aos organismos que deveriam ser afetados. E uma parte que mais preocupa os estudiosos e que a resistência bacteriana pode ser transferida por mecanismos diversos, ou seja, o homem e o animal podem possuí-la. Existem dois tipos de resistências, a genética ou fenotípica, na de origem fenotípica ela adquire a determinada droga e durante um momento. Após a mutação a bactéria pode adquirir resistência cromossômica, principalmente pela mudança de síntese da proteína.Uma bactéria sensível se torna resistente por mutação cromossômica, ou o contato de uma que já e resistente numa sensível. A transmissão e feita pelos plasmídeos.
A resistência bacteriana a antibióticos tem sido um grande problema no aspecto clinico da saúde publica, evidencias mostram que a forma inadequada de administração de antibióticos em animais pode acarretar que seus produtos e derivados, sejam uma fonte de resistência aos antibióticos para os seres humanos também. O desenvolvimento dessas bactérias patogênicas são muito mais rápidas do que a produção de novas drogas pelo mercado farmacêutico. Então quanto mais e