Relatórios
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS - DCAA
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
ANTIBIOGRAMA
(MICROBIOLOGIA GERAL - CIB061)
ILHÉUS - BA
MAIO - 2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS - DCAA
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA Dirlane Calixto Muniz
Estéfane Mota
Maxuel Silva Ferreira
Valéria Borges dos Santos
ANTIBIOGRAMA
(MICROBIOLOGIA GERAL - CIB061)
Trabalho apresentado à Universidade Estadual de Santa Cruz, como requisito de avaliação da disciplina Microbiologia Geral, professor Eduardo Gross, curso de Medicina Veterinária.
ILHÉUS - BA
MAIO – 2013 1.0 INTRODUÇÃO
Um antibiograma é um ensaio que mede a susceptibilidade ou resistência de uma bactéria aos antibióticos através do espectro de sensibilidade identificados na placa de cultura. Agar Müeller Hinton é um meio de cultura em placas recomendado para a realização de antibiograma (teste de sensibilidade), é rico em proteínas e carboidratos que fornece o substrato ideal para o desenvolvimento e crescimento de cepas bacterianas de interesse clínico. O teste é feito utilizando-se discos de difusão antibióticos depositados sobre a superfície do meio onde se inoculou, por espalhamento, uma amostra de uma cultura bacteriana previamente crescida em meio líquido.(1)
O meio de cultura Agar Müeller Hinton é composto por: Extrato de carne – 2,0g; Caseína hidrolisada – 17,5g; Amido – 1,5g; Agar – 15,0g.
Os antibióticos são um grupo de substâncias elaboradas por fungos, bactérias ou outros seres vivos, ou sintetizadas quimicamente, que têm como denominador comum a sua ação sobre os microrganismos, causando-lhes a morte (bactericidas) ou paragem no seu desenvolvimento e multiplicação (bacteriostáticos).
O agente antimicrobiano "ideal" será aquele que, entre outras características, tenha uma potente atividade contra o microrganismo que se pretende eliminar e, simultaneamente, não tenha