Faculdade Anhanguera De An Polis
Medicina Veterinária
Antibióticos mais utilizados na Medicina Veterinária
Aluna:
Vanessa Raquel Alves Silva
RA: 1106272909
Trabalho apresentado ao Professor Michel Felipe da disciplina Patologia Clinica Cirúrgica I da turma do 7º período B do curso de Medicina Veterinária.
Anápolis, 2014
Introdução: O termo antibiótico (do grego anti: contra e bio: vida), é para definir substancias químicas produzidas por microrganismo ou seus equivalentes sintéticos que tem capacidade de, em pequenas doses, inibir o crescimento (bacteriostático, fungistático) ou destruir (bactericida, fungicida) microrganismo causadores de doenças. Neste trabalho vem desenvolvendo os antibióticos mais utilizados na medicina veterinária como: penicilina, cefalosporina, sulfas,trimetropim, polimixina, refamicina, aminoglicosídios, lincosamidas, tetraciclina, cloranfenicol, derivados nitrofurânicos. Onde é observado seu mecanismo de ação, espectro de ação, distribuição em quais tecidos e suas resistências em forma de artigo cientifico.
Antibióticos mais utilizados na Medicina Veterinária: Antibióticos são as substâncias químicas produzidas por microrganismo que têm a capacidade de, em pequenas doses, inibir o crescimento ou destruir microrganismo causadores de doenças.
Penicilina: Esta substância produzida pelo fungo e que tinha nítida ação bactericida sobre vários microrganismos patogênicos. A sua eficácia terapêutica da penicilina, aliada ao seu alto índice terapêutico, abriram as perspectiva para o seu amplo uso a procura de outros agentes com uma mesma característica. Mecanismo de ação das penicilinas impede a síntese da parede do microrganismo. É as penicilinas se difundem pelo líquido extracelular e se distribuem por vários tecidos, tendo dificuldade de atravessar a barreira cérebro-sangue íntegros. Sua distribuição no organismo: Sangue alta presença; Pulmão moderada presença; Coração baixa presença; Fígado