PRINCÍPIOS DA ANTIBIOTICOTERAPIA EM MEDICINA VETERINÁRIA
Isabel Cristina Alves dos Santos²
Raimundo Vicente de Sousa¹
Gilcinéa de Cássia Santana¹
1 – INTRODUÇÃO
Os antibióticos são substâncias químicas produzidas por microorganismos (fungos, bactérias, actinomicetos). Essas substâncias são capazes de destruir ou impedir o crescimento dos microorganismos patogênicos.
O uso de antibióticos para o tratamento de doenças é mais antigo do que se pensa. Os chineses já conheciam, há mais de 2.500 anos, os benefícios do uso da casca de soja mofada em furúnculos, abscessos e infecções similares. Existem vários relatos médicos que descrevem o tratamento padrão para algumas infecções, como, por exemplo, o uso de terra e plantas, os quais provavelmente teriam a presença de microorganismos.
1. Professores do Departamento de Medicina Veterinária da UNIVERSIDADE
FEDERAL DE LAVRAS(UFLA) Caixa Postal 37, 37.200-000 – Lavras – MG.
2. Médica Veterinária
6
Atualmente se tem conhecimento de várias drogas sintéticas que possuem efeito similar ao dos antibióticos. A cada dia que passa, substâncias novas, destinadas ao uso como antimicrobianos, são lançadas no mercado e, apesar do esforço que se tem feito no sentido de descrever a farmacologia dessas drogas, muitas informações não estão disponíveis. Grande parte das informações encontradas na literatura são conflitantes, mas há um consenso quando se credita a crescente necessidade do desenvolvimento de novas drogas à má utilização das já existentes. O mau uso, vale ressaltar, está intimamente relacionado à falta de informação das pessoas que utilizam as substâncias antimicrobianas na prática clínica.
Com este trabalho objetivou-se fornecer alguns subsídios para estudantes de graduação e para os profissionais que atuam nas diversas áreas da veterinária, bem como naquelas áreas ligadas à produção animal.
2 - CONCEITOS BÁSICOS COM RELAÇÃO AOS
ANTIMICROBIANOS
2.1. Quimioterápicos
Denominam-se