Antecedentes da normalização
As normas de medida estão entre as primeiras a serem criadas, devendo seu início a época em que o homem julgou necessário estimar dimensões e distâncias. Nesse momento o homem começou a utilizar-se de métodos um tanto quanto inadequados para fazer as medições, tais como: braços, dedos, pés, ou ainda quando tratavam de distâncias maiores era comum utilizar a expressão “um dia de viagem” ou contarem os passos. Contudo, por mais arcaico que possa parecer, esses tipos de medidas ainda são utilizados em várias partes do mundo, como na Índia, aonde é comum usar como medida o grão de cevada.
Talvez uma das mais antigas evidências de normalização da Antiguidade seja a de que existiam vasos adequadamente marcados e certificados na Antiga Palestina, para muitos, algo inimaginável para aquela época. Todavia, fazemos cair algumas dessas nossas crendices quando vemos que é possível identificar povos e culturas de diversas épocas por meio de padrões ou desenhos, artefatos, etc. Todos com características muito próprias daquele momento, ou seja, normas daquela época ou cultura.
Até mesmo Gutenberg (séc. XV) quando criou a imprensa não fez isso de forma desordenada, todos os tipos móveis deviam ser permutáveis entre si e de mesma altura para que se