Células Galvânicas
ELETRÓLISE - CÉLULAS GALVÂNICAS
Mogi das Cruzes, SP
2015
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
ELETRÓLISE - CÉLULAS GALVÂNICAS
Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Química, realizado no laboratório de Química da Universidade de Mogi das Cruzes
Professora do Laboratório: Juliana
Mogi das Cruzes, SP 2015
RESUMO
Esta experiência teve como objetivo principal compreender que reações de oxirredução podem ser usadas para produzir trabalho útil (corrente elétrica), sendo assim muito utilizada pelo homem como fonte de energia.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 MÉTODO 9
3 RESULTADOS E DISCUSSÃO 10
4 CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
A Química Analítica moderna tem por base a medida dos “Sinais Analíticos”, relacionados às transformações de propriedades dos materiais ao longo de uma Análise Química.
Entre estes “Sinais Analíticos”, destacam-se as medidas de certas propriedades elétricas, tais como POTENCIAL, CORRENTE, RESISTÊNCIA ELÉTRICA (e seu inverso: CONDUTÂNCIA ELÉTRICA) e ainda outros sinais, correlacionados com as concentrações das espécies de interesse analítico.
O estudo da extensão de reações de oxi-redução ou simplesmente equilíbrio “REDOX”, envolve o fenômeno de transferência de cargas. O principal objetivo é estabelecer fundamentos teóricos sobre a habilidade que uma substância tem de reagir como “doadora” ou “aceptora” de elétrons.
Oxidação: é um processo que resulta na perda de um ou mais elétrons pelas substâncias (átomos, íons ou moléculas). seu estado de oxidação altera-se para valores mais positivos.
Redução: é um processo que resulta em ganho de um ou mais elétrons pelas substâncias (átomos, íons ou moléculas). Seu estado de oxidação atinge valores mais negativos (ou menos positivos).
Agente oxidante: é aquele que aceita elétrons e é reduzido durante o processo.
Agente redutor: é aquele que perde elétrons e que