Controle tecnologico do concreto
Engenharia Civil Faculdade de Engenharia de Sorocaba
1. Objetivos
Analisar estatisticamente os resultados do controle tecnológico do concreto nas lajes alveolares, e com base nos estudos, se os obtivermos (resultados) com uma regularidade, conseguindo assim obter uma parametrização com o fck, é intenção assim desenvolver um procedimento de ensaio visando regularização e se possível normalização do mesmo.
2. Material e Métodos
Inicialmente foi buscado com empresas fabricantes de lajes alveolares de concreto o método de ensaio realizado. Com auxilio do laboratório da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS), foram obtidos alguns resultados de corpos de provas extraídos de lajes alveolares segundo a ABNT NM 69:96 – Concreto Endurecido – extração, preparação e ensaio de testemunhos de estruturas de concreto; e estes, estão sendo fundamentais para o estudo estatístico dos resultados e validação do método de ensaio. Quando a normalização, está sendo utilizada a metodologia do Benchmarking, que visa buscar melhores práticas em processos semelhantes para otimizar o processo desejado. Sendo assim está sendo realizada a leitura de diversas peças de concreto para ser montado a procedimentação com maiores fundamentos.
Os resultados obtidos até o momento não conduzem a uma conclusão antecedente ao fim dos estudos, sendo assim não podemos afirmar uma conclusão. Os estudos e trabalhos estão em andamento. Os objetivos alcançados resultarão em maior conhecimento do tema pela comunidade científica assim como para produtores ou interessados pelas lajes alveolares, que são de suma relevância dada a crescente produção e consequentemente utilização de estruturas pré-fabricadas na indústria da construção civil.
5. Referências Bibliográficas
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (2006). NBR 9062: Projeto e execução de estruturas de concreto prémoldado. Rio de Janeiro. __. NBR