Controle tecnologico do concreto
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
CONSTRUÇÃO CIVIL I Controle Tecnológico do Concreto
Goiânia
JUNHO - 2014
Introdução
Nesse trabalho vamos demonstrar a importância do controle tecnológico de materiais de construção civil e porque é necessário existir um controle tecnológico.
Controle Tecnológico do Concreto
O serviço de controle tecnológico do concreto consiste em checar, por meio de ensaios, a qualidade do material que será empregado na obra, com a finalidade de verificar principalmente sua durabilidade e resistência. Normalmente, uma empresa de controle tecnológico também verifica outros materiais relacionados ao concreto, como fôrmas, o posicionamento delas, as armaduras, etc.
Para garantir o bom desempenho do concreto, a construtora deve estar atenta à escolha dos materiais, à dosagem dos componentes do concreto e de aditivos e adições, e à aplicação do material durante toda a obra.
O padrão de qualidade do concreto utilizado em obras depende em grande medida do tipo de controle que se tem sobre ele. É apenas por meio dos serviços de controle tecnológico desse material que é possível detectar desempenhos abaixo do especificado em projeto e, assim, prever reforços estruturais ou outras soluções adequadas à estrutura em questão.
Falar em controle tecnológico do concreto, significa falar também no controle dos materiais que fazem parte da sua composição, pois as principais “doenças” que podem afetar o concreto, estão intimamente ligadas à falta de qualidade dos materiais que o compõem. É importante que o construtor tenha uma noção básica sobre este assunto, antes de iniciar um processo de “rodar o concreto na obra”, pois a economia, neste caso, pode se transformar em uma grande dor de cabeça.
O primeiro passo na hora de receber o concreto no canteiro é a realização de ensaios para avaliar a resistência do