Anodização do Alumínio
Energia hidroelétrica é a forma de energia obtida a partir do potencial hidráulico de um rio. Para que esse processo ocorra, é necessário a construção de usinas que transformam a energia potencial da água em energia mecânica. Para isso, é feita a construção de barragens, que são estruturas que servem para represar a água e obter desníveis que permitam a operação e funcionamento das turbinas hidroelétricas. O desenho esquemático de uma barragem está ilustrado na figura 1.
Figura 1 – Esquema de barragem
Barragem pode ser definida como sendo um elemento estrutural, construída transversalmente à direção de escoamento de um curso d’água, destinada a criação de um reservatório artificial de acumulação de água (MARANGON, 2004).
Dentre os diversos objetivos que regem a construção de uma barragem, pode-se citar o aproveitamento hidrelétrico do rio, a regularização das vazões do fluxo de água, abastecimento doméstico e industrial, controle de inundações e irrigação.
Além de uma arquitetura cuidadosamente estudada, a barragem deve ser resistente e rígida suficiente para suportar as forças exercidas pelo grande volume de água presente nos reservatórios. Para isso, é de extrema importância a escolha do material utilizado para a sua construção. Os materiais mais comumente utilizados são: concreto, terra e enrocamento (blocos de rochas).
Dentre os citados, o concreto é o mais resistente e possui um menor custo de manutenção. As barragens de terra, por outro lado, são mais elementares e normalmente podem ser utilizadas para qualquer tipo de terreno. Para o caso das estruturas feitas de rocha, temos um custo mais elevado sendo utilizado em locais onde há escassez de materiais terrosos.
Este trabalho tem como objetivo estudar e procurar alternativas viáveis e sustentáveis para a substituição desses materiais, e com isso, otimizar a construção das represas visando a produção de energia elétrica.
Pesquisa Metodológica
A metodologia utilizada para a seleção dos