Química
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
CORROSÃO
ANODIZAÇÃO DO ALUMÍNIO
ANDERSON PETERSEN
CAROLINA HOFFMANN
JEFERSON SONZA
LUCIANO SANTOS
PROFESSOR: OTELMO IGNACIO
Novo Hamburgo, 27 de novembro de 2009.
Anodização do Alumínio
Processo Anódico
A anodização do alumínio conduz à formação do óxido de alumínio convertendo a superfície do alumínio numa superfície extremamente dura com as seguintes propriedades:
Resistência à corrosão;
Resistência à abrasão;
Dureza;
Resistência à oxidação;
Não condutor de eletricidade;
Anodização é um processo eletroquímico aplicado ao alumínio e suas ligas, para se tornar mais uniforme e mais resistente a abrasão. A anodização melhora a resistência do alumínio à corrosão, garante o aspecto uniforme e longa vida útil para as peças. O processo de anodização não altera as medidas das peças. Depois de anodizado, a resistência do alumínio à abrasão e ao risco é bastante superior àquela do metal não tratado. Vantagens da anodização
Durabilidade: A maior parte dos produtos anodizados tem um tempo de vida extremamente longo oferecendo vantagens significativas do ponto de vista econômico e de manutenção.
Estabilidade da cor: O exterior da camada anódica é bastante estável aos raios ultravioleta sem lascar nem descascar.
Facilidade de manutenção: Superfícies fáceis de limpar com água, detergente neutro e álcool, restaurando a aparência original. Um abrasivo médio pode eventualmente ser utilizado para remover depósitos mais aderentes.
Estética: A anodização oferece um largo leque de polimentos e de colorações. A anodização do alumínio permite manter o aspecto metálico da peça.
Segurança: A anodização é segura para a saúde, e é estável do ponto de vista químico, não se decompõe, não é tóxico e é resistente à temperatura.
Camada anódica: Na