PROTE O SUPERFICIAL Relat Rio Revisado
A exposição do alumínio ao oxigênio ou a umidade do ar gera uma fina película sobre o material que tem como finalidade envolver a peça para que essa não sofra uma total oxidação, já que o alumínio possui uma grande afinidade com o oxigênio. A fim de potencializar a proteção superficial no material, é aplicada a anodização, que é uma técnica que deixa essa camada protetora mais espessa, tornando os metais mais resistentes e duráveis.
Palavras-chave: alumínio, oxidação, anodização.
1.Abstract:
The exposition of the aluminum by the oxygen or air humidity creates a thin layer over the material whose goal is to involve the aluminum piece, so that this one will not suffer completely oxidation, whereas aluminum reacts easily with oxygen. In order to improve the surface protection of the material, it’s implemented a technique called anodizing that thickens the protective layer, making the metal more durable.
Key-words: Aluminum, oxidation, anodizing
2.Introdução:
O alumínio é o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre.
Além de ser o metal mais jovem usado em escala industrial, sua produção atual supera a soma de todos os outros metais não ferrosos.
Tal elemento possui uma vasta gama de utilização pela indústria de diversas formas, o que somente é possível devido à certas propriedades que as ligas de alumínio apresentam, como por exemplo baixa densidade, boa ductilidade, boa condutividade térmica e elétrica, boa resistência mecânica e boa resistência à corrosão (Gentil, 1987; Rodrigues et al., 1998). Suas técnicas de fabricação permitem que a manufatura do produto acabado tenha preços competitivos. Uma das ligas mais utilizadas é a liga AA 2024, entretanto o problema relacionado à corrosão, principalmente à corrosão por pites, faz com que haja a necessidade de desenvolvimento de tratamentos de superfície para retardar o processo de degradação (Rodrigues et al., 1997).
Devido a esse problema tornou-se necessário um estudo mais profundo envolvendo tal