Trabalho De Antropologia 2 Unidade
Evolucionismo
O Povo Brasileiro “Matriz Topi”
Evolucionismo e Direito
Meygles Andres Rodrigues Alves IPeríodo Direito Professor: Luiz Cunha
05 de novembro de 2014 Araripina
Introdução
O presente trabalho, visa demonstrar a contribuição da Antropologia no campo do evolucionismo cultural, seus métodos e criticas, fazendo correlação com o documentário Mariz Tupi, do livro O povo brasileiro de Darcy Ribeiro, como também evidenciar as contribuições da Antropologia nos estudos jurídicos.
O reconhecimento jurídico do pensamento antropológico trouxe grande contribuição ao Direito, devido às duas ciências estudar as relações do individuo com a sociedade. Sobretudo hoje, pois a Antropologia não se ocupa mais exclusivamente do “exótico”, “estranho” e “diferente”.
1) Considerando o capitulo VI do livro Manual de Antropologia ( Assis e Kumpel; 2011) percebe-se que os antropólogos evolucionistas se preocupavam em estabelecer as linhas gerais do progresso material, espiritual e cientifico das sociedades. Pesquisavam o passado acreditando na possibilidade de determinar a historia da cultura humana. Desenvolveram o método de comparativo e se dedicaram aos temas tais como: Sociedade Simples ou Primitiva, Parentesco, Religião e Magia. Com base no capitulo VI disserte sobre o