QUESTIONARIO DE PATOLOGIA
QUESTÃO 1: O que é:
a) Diagnóstico Etiológico: comprovação médica de uma patologia feita através de algum tipo de exame.
b) Diagnóstico Clínico: diagnóstico estabelecido com o interrogatório (história clínica) e observação do doente, sem recurso a outros exames.
c) Diagnóstico Fisiopatológico: demonstra as alterações funcionais que foram produzidas por motivos específicos.
d) Diagnóstico Sindrômico: agrupa sinais e sintomas que constituem uma síndrome.
QUESTÃO 2: Agente etiológico é a denominação,o nome, dada ao agente causador de uma doença. Normalmente, este causador precisa de um vetor para proliferar a doença (ou seja, completar seu ciclo de parasitismo). Este vetor pode ser animado ou inanimado. Existem centenas de agentes etiológicos dos quais podem causar, se não tratados, uma série de más consequências. Dentro dessas centenas de agentes etiológicos, há que ter em conta que podem ser de origem endógena ou exógena. Não se pode generalizar nenhum tipo de agente etiológico ou mesmo classificá-los de acordo com doenças, pois cada caso tem seu particularismo. Porém, pode-se, sim, compará-los e constatar que certos tipos de agentes e certos tipos de ciclos de parasitismo se equiparam.
a) Agente Etiológico Determinante:
b) Agente Etiológico Coadjuvante:
c) Agente Etiológico Predisponente:
QUESTÃO 3:
O que é Semiologia: estudo dos sinais e sintomas das doenças humanas e animais. A semiologia é muito importante para o diagnóstico da maioria das enfermidades.
O que é Prognóstico: é conhecimento ou juízo antecipado, prévio, baseado necessariamente no diagnóstico e nas possibilidades terapêuticas, segundo o estado da arte, acerca da duração, da evolução e do eventual termo de uma doença ou quadro clínico sob seu cuidado ou orientação. É predição do médico de como a doença do paciente irá evoluir, e se há e quais são as chances de cura.
QUESTÃO 4:
Sintomas são os relatos, as queixas, aquilo