ANODIZA O
Santo Amaro – Noturno
ANODIZAÇÃO
A anodização é um processo galvânico de oxidação forçada do alumínio e suas ligas onde o metal alumínio é controladamente forçado a se oxidar formando em sua superfície uma camada protetora, isolante e com alta dureza que poderá ser colorida em diversas cores para fins decorativos ou para proteção contra intempéries.
A anodização é o processo de fazer um filme de óxido sobre certos metais por meio de imersão em um banho eletrolítico no qual o metal a anodizar é ligado ao polo positivo de uma fonte de eletricidade, transformando-se no anodo da cuba eletrolítica. Certos metais – alumínio, nióbio, tântalo, titânio, tungstênio, zircônio – tem resultados característicos de formação de camada de oxido. Outros metais podem ser usados como anodo em banhos eletrolíticos para se obter tratamentos superficiais específicos, mas o crescimento de uma camada de óxido. A anodização de ligas metálicas depende muito da sua composição, por exemplo, ligas de alumínio para fundição tem bastante silício, que dá fluidez para o bom preenchimento dos moldes, mas deixa a peça quase impossível de anodizar.
OBJETIVOS DA ANODIZAÇÃO
Proteger o alumínio contra agentes oxidantes externos, propiciando à superfície alta resistência a corrosão, abrasão e ao intemperismo.
Eliminar as irregularidades superficiais deixadas por operações anteriores, tais como as de laminação, extrusão ou usinagem, conferindo aspectos decorativos de maior valor estético, facilitando ainda a manutenção dos padrões idealizados no projeto.
Processo eletrolítico de tratamento da superfície do alumínio para fins arquitetônicos.
A anodização promove a formação de uma camada uniforme de oxido de alumínio na superfície, característica que proporciona um melhora estica à peça e a protege contra corrosão e demais ataques de meio ambiente (como ar salino), fumaça industrial, entre outros.
O processo de