AN LISE DE LIVRO DID TICO
PROJETO PROSA GEOGRAFIA 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
AUTORES: ANGELA RAMA, MARCELO MORAIS PAULA
EDITORA SARAIVA 2ª EDIÇÃO ANO: 2011 SÂO PAULO
UNIDADE 7 PÁGINA 118 ATÉ 121
Considero a abordagem deste livro superficial tanto sobre os povos indígenas quanto sobre os povos africanos.
Não houve um aprofundamento sobre os conteúdos que realmente devem ser estudados.
Para que haja conscientização e que ocorra mudanças nas atitudes do povo quanto a discriminação social, oferecendo condições de igualdade é preciso que as diferenças e discriminações sejam abordadas e analisadas, questionadas e interpretadas para que essa mudança aconteça.
Deveria ser valorizada a cultura, o modo de vida dos indígenas, valores aprendidos pelos seus ancestrais, assim também como os africanos, seu passado de vida em suas aldeias, como viviam antes de serem traficados e escravizados, separados de suas famílias, como foram as viagens nos navios negreiros, seu sofrimento. Depois a omissão dos governantes quando da abolição da escravatura, deixando este povo a mercê da sorte, sem moradia, recursos para que os mesmos pudessem ter uma vida digna.
Quanto aos indígenas o massacre de sua população pelo homem branco, a retirada dos índios de seu lugar sagrado de vida, a influência negativa do homem branco, incutindo vícios, ganância, etc.
O entendimento de que somos seres com os mesmos direitos e deveres, não importando nossa raça, religião, ideologia, devemos ser respeitados em nossas diferenças.
A lei 10.639/03 estabelece diretrizes e bases para a educação, esta lei inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e cultura Afro-Brasileira e Indígena incluindo a estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro na formação da sociedade nacional.
Interpretando e analisando esta lei e comparando os conteúdos