Tutorial Riobotz
Versão 1.0 – Agosto/2006
Prof. Marco Antonio Meggiolaro - meggi@mec.puc-rio.br
Coordenador da Equipe RioBotz PUC-Rio - www.riobotz.com.br
Colaboradores: Felipe Maimon, Felipe dos Santos Scofano, Bruno Favoreto Fernandes Soares
1. Introdução
A motivação para escrever este tutorial veio das inúmeras interações que eu e toda a RioBotz tivemos com as outras equipes durante as competições. Felizmente as equipes têm cada vez mais cooperado entre si, trocando informações, emprestando ferramentas, ajudando nos reparos dos robôs. Nós da RioBotz começamos do zero, como todo mundo. Nosso primeiro robô, o Lacrainha, precursor do Lacraia, foi quase todo feito com sucata, com orçamento quase zero. Desde então nós temos aprendido muito, seja pesquisando ou seja cometendo erros. Quando estivemos no
Robogames 2006, nos EUA, percebemos o quanto os competidores são amigos e trocam informações, mostrando os seus robôs com detalhes por dentro mesmo para os adversários que enfrentarão a seguir. Muitas equipes dos EUA publicam em seus websites os build reports, que são informações detalhadas, passo a passo, de como eles construíram seus robôs. Foi dessa forma que eles conseguiram chegar ao nível que estão.
Eu gostaria de seguir esse exemplo e tentar repassar neste tutorial tudo o que a gente aprendeu desde janeiro de 2003, quando a RioBotz foi criada. O maior desafio foi tentar incluir o máximo de informação possível, desde princípios básicos até dicas avançadas, de uma forma compacta mas sem prejudicar a didática. Eu também tento repassar, de forma condensada, as informações mais relevantes contidas em todos os livros relacionados na bibliografia. O objetivo é transmitir o máximo possível de informação para que a nossa liga – a Guerra de Robôs – seja cada vez mais forte e reconhecida no mundo todo. Mesmo que isso signifique que vocês possam usar essas informações para ganhar da gente! Faz parte do jogo.
Fiquem à vontade para distribuir ou imprimir este