anemia
1. HOME
2. SAÚDE
3. SAÚDE DE A A Z
Anemia perniciosa
JÁ AJUDOU 130 PESSOAS
31
visão geral sintomas tratamento e cuidados convivendo (prognóstico) prevenção visão geral
O que é Anemia perniciosa?
A anemia perniciosa é uma redução nos glóbulos vermelhos que ocorre quando o intestino não consegue absorver adequadamente a vitamina B12.
Veja também:
Anemia megaloblástica
Anemia
Causas
A anemia perniciosa é um tipo de anemia da vitamina B12. O corpo necessita da vitamina B12 para produzir os glóbulos vermelhos. Essa vitamina é obtida por meio da ingestão de alimentos como carne vermelha, aves, mariscos, ovos e produtos lácteos.
Uma proteína especial, denominada fator intrínseco, ajuda o intestino a absorver a vitamina B12. Essa proteína é liberada pelas células no estômago. Quando o estômago não produz uma quantidade suficiente de fator intrínseco, o intestino não é capaz de absorver adequadamente a vitamina B12.
As causas comuns da anemia perniciosa incluem:
Revestimento do estômago enfraquecido (gastrite atrópica)
Uma condição autoimune na qual o sistema imunológico do organismo ataca a proteína fator intrínseco ou as células que a produzem.
Muito raramente, a anemia perniciosa é passada de forma hereditária. Essa forma é denominada anemia perniciosa congênita. Os bebês com esse tipo de anemia não produzem fator intrínseco ou não são capazes de absorver a vitamina B12 adequadamente no intestino delgado.
Nos adultos, os sintomas de anemia perniciosa geralmente não são observados antes dos 30 anos de idade. A média da idade de diagnóstico é de 60 anos.
Um indivíduo tem mais probabilidade de desenvolver essa doença se:
Tiver ascendência escandinava ou nórdica
Tiver histórico familiar da doença
Certas doenças também podem aumentar o risco. Eles incluem:
Doença de Addison
Tireoidite crônica
Doença de Graves
Hipoparatireoidismo
Hipopituitarismo
Miastenia grave
Amenorreia secundária
Diabetes tipo 1
Disfunção testicular