Análise do quadro "Ponte sobre Hève na Vazante"
Introdução
Claude Monet nasceu em 14 de novembro de 1840, em Paris e foi um dos fundadores do impressionismo. Sua tia Marie-Jeanne Lecadre foi quem o apoiou a seguir a carreira artística, pois ela era pintora também. Teve como mentor Eugène Boudin que lhe ensinou usar tintas a óleo e as técnicas de “em plein air” (ao ar liver) para pintar. No final de sua vida teve uma catarata, devido às pinturas ao ar livre em diferentes horários do dia e em várias épocas do ano, e nessa época de sua vida cores mais fortes. O pintor morreu aos 86 anos, em 1926, em Giverny.
O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou a arte e teve seu início dado por Monet em na primeira exposição de 1874, com a exposição da obra “Impressão: Sol nascente”, o movimento foi revolucionário, pois se desprendia das práticas até então adotadas pelos artistas.
Na pintura podemos observar alguns pontos específicos, tais como: o Ênfase em temas da natureza, principalmente em paisagens; o Retratam as cores que o que está sendo retratado adquire conforme a incidência dos raios solares; o Não retratam contornos nítidos; o Utilizam-se da lei das cores complementares para adquirirem sombras e contrastes; o Sombras luminosas e coloridas (contrário ao Barroco); o Pinceladas soltas que dão leveza ao que está sendo retratado; o Não há mistura direta na paleta do pintor, as cores são puras e dissociadas nos quadros em pequenas pinceladas, a mistura passa a ser óptica, pois com a observação do quadro é possível ver a combinação das cores e, assim chegar ao resultado final.
O século XIX foi uma época que o progresso e inovação podiam ser percebidos em todas as áreas da sociedade, que com exceção da Inglaterra (início em 1760), na França e no resto da Europa tiveram o início da Revolução Industrial, em 1850, e com ela veio muitas mudanças, como: substituição da produção artesanal pela industrial; início ao trabalho assalariado; ritmo