Luquinhas
3° ANO “D”
TEMAS: IMPRESSIONISMO PONTILHISMO PÓS-IMPRESSIONISMO.
PENEDO- AL
04/08/2014
ESCOLA ESTADUAL COMENDADOR JOSÉ DA SILVA PEIXOTO
3° ANO “D”
EQUIPE:
LUCAS MENEZES N° 19
MAYARA N° 25
MARIA ALICE N° 21
FRANCIELLY N° 08
ROSANA N° 34
LUCIVÂNIA N° 20
MILENA N° 27
SILVANEIDE N° 35
TEMAS:
IMPRESSIONISMO
PONTILHISMO
PÓS – IMPRESSIONISMO
PENEDO-AL
04/08/2014
Impressionismo
Introdução
O impressionismo foi um movimento artístico (Artes Plásticas e música) que surgiu na França no final do século XIX. Este movimento é considerado o marco inicial da arte moderna. O nome “impressionismo” deriva de uma obra de Monet chamada Impressão, nascer do sol (1872).
Características do impressionismo nas artes plásticas: - Ênfase nos temas da natureza, principalmente de paisagens; - Uso de técnicas de pintura que valorização a ação da luz natural; - Valorização da decomposição das cores; - Pinceladas soltas buscando os movimentos da cena retratada; - Uso de efeitos de sombras coloridas e luminosas.
Características do impressionismo na música: - Composições que buscam retratar imagens; - Títulos de peças que remetem a paisagens naturais; - Melodias sensuais e etéreas.
Principais artistas impressionistas e suas obras: - Claude Monet – Estuário do Sena, Impressão, Nascer do Sol, Ponte sobre Héve na Vazante, Camille, O vestido verde, A floresta em Fontainebleu, Mulheres no Jardim, Navio deixando o cais de Le Havre, O molhe de Le Havre. - Edgar Degas: Retrato da Família Bellelli, Cavalos de Corrida numa Paisagem, Cavalos de Corrida, Retrato de duas meninas, Paisagem, A banheira, A primeira Bailarina. - Pierre Auguste Renoir: Mulher com sombrinha, O Camarote, Le Moulin de la Galette, Madama Georges Charpentier e suas filhas, Remadores em Chatou, Elizabeth e Alice de Anvers, A dança em Bougival, Mulher