Artigo cor
CURSO DE DESIGN EM COMUNICAÇÃO VISUAL
PROFESSORA ROBERTA SARTORI
TURMA DESG 3A
COR E ARTE: UM ESTUDO SOBRE A TEORIA DA COR E SEU SIGNIFICADO NA OBRA DE MONET, PICASSO E GAUGUIN
Paola Medeiros
04 de julho de 2011
RESUMO
Este artigo pretende apresentar um estudo baseado na teoria da cor, tendo como referência obras de artistas do século XIX e início do seculo XX. Os escolhidos para essa análise foram Monet, Picasso e Gauguin. De forma específica o artigo estabelece caracteristicas gerais da vida dos mesmos, através de um estudo do significado das cores utilizadas por eles e sua vinculação com o espectador. No decorrer do texto é apresentado um comparativo das cores utilizadas em suas obras e, posteriormente, o artigo situa e comenta duas cores predominantes, o azul e o amarelo, com o proposito de demonstrar os significados em uma determinada obra de cada um dos artista.
1 INTRODUÇÃO
A cor é um dos elementos fundamentais utilizados nos processos criativos, independente da época ou do tipo de obra produzida. Está presente em diferentes períodos da humanidade, desde a pintura rupestre até as configurações em 3D, utilizadas na indústria cinematográfica atual. Constitui-se, portanto, em uma ferramenta de representação visual, considerada a base da imagem presente no nosso cotiano, mesmo que às vezes nem nos demos conta disso.
A cor desperta o fascínio, desperta o interesse e o deslumbramento nas pessoas (http://www.mundocor.com.br/cores/livrocor_lilian.asp). Ela influencia diretamente no humor e diversas experiências comprovam esse fato, por exemplo, o uso de cores frias em ambientes que se trabalha com fornos, cores claras em cabinas de barcos, dando a sensação de mais espaço.
As cores utilizadas em uma obra revelam o que o autor quis passar ao espectador, estimulando assim sentimentos e sensações do seu ponto de vista. Por isso que, quando os artistas criam cenas utilizando-se de determinadas cores estabelecem intensa ligação