vendas
Acadêmico: João Carlos Cofferri Prof. Jamir Rauta
Turma - 6 B
O Processo de Negociação.
O processo de negociação inicia-se com a troca de informações entre os envolvidos para saber o que se deve tratar. As partes envolvidas devem ter foco definido para o alcance do objetivos almejados.
Como retratado no filme, a negociação pode se torna algo extremamente tenso, no caso, envolve risco dos reféns, mas uma simples troca de mercadorias pode virar algo estressante se ambas as partes não chegarem a um acordo comum.
Em uma negociação as partes interessadas devem expor suas observações para dar inicio ao processo. Cabe ia definir o rumo que se vai seguir, e no decorrer do processo, viabilizar quem vai sair ganhando. A pratica que é recomendável é do “ganha-ganha” onde ambos tem vantagens na negociação, mas por uma serie de circunstancias, pode não acontecer, seja por questões de interesse ou realidades do mercado.
As habilidades do negociador também são de vital importância no processo de negociação, pois pode convencer o cliente a aceitar uma oferta que não o beneficia , gerando uma vantagem para o negociador.
Em um dos filmes nota-se o uso da persuasão para solucionar os conflitos que envolvem reféns, sempre insistindo em sua decisão. O uso da informação para resolver questões é de suma importância para que se possa barganhar com o oponente, pois ai pode adquirir uma vantagem competitiva, para sobrepor-se em relação ao adversário, assim estabelecer uma linha de raciocínio para, no caso do filme, desviar o foco do meliante para contornar a situação e libertar o refém .
Conclui-se que o processo de negociação não é tão simples, pois envolve uma serie de variáveis que podem ou não estar sobe o controle dos “jogadores”, visto que cada pessoa tem suas características próprias que influenciam no processo com um todo, desde o inicio, desenvolvimento e final do ato.