Anemia falciforme
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
| |
ANEMIA FALCIFORME
O que é anemia falciforme?
O sangue contém, entre outros elementos, glóbulos vermelhos. A anemia falciforme é uma doença hereditária dos glóbulos vermelhos. Anemia falciforme não é e não pode se transformar em leucemia.
Na anemia falciforme, os glóbulos vermelhos contêm uma hemoglobina diferente, a hemoglobina S, que faz com que eles tomem a forma de uma meia lua ou foice, depois que o oxigênio é libertado.
As células em foice tornam-se rígidas ou endurecidas e tendem a formar grupos que podem fechar os pequenos vasos sangüíneos, dificultando a circulação do sangue. Como há vasos em todas as partes do corpo, a lesão pode ocorrer em qualquer órgão - cérebro, ossos, pulmões, rins e outros.
Qualquer pessoa pode ter anemia falciforme?
Sim. Principalmente se for descendente de pessoas que emigraram de regiões como África, Turquia, Grécia, Itália, Índia, etc. A forma e a qualidade do glóbulo vermelho são determinadas por um gene que é transmitido de pai para filho.
Há muito tempo atrás, deve ter acontecido uma MUTAÇÃO, uma alteração ou mudança genética que foi passando de pai para filho. Como no Brasil há muitos descendentes de africanos, gregos, italianos, etc, a anemia falciforme é uma doença muito comum entre nós, e muitas pessoas carregam, na sua herança genética, o fator modificado ou gene para a HEMOGLOBINA S. Essas pessoas não têm a doença anemia falciforme, mas sim o que chamamos de traço falciforme.
Todas as pessoas que carregam o gene da Hemoglobina S têm anemia falciforme?
Não. Algumas pessoas podem receber um gene para a HEMOGLOBINA S de um dos pais e um gene para a HEMOGLOBINA A, que é a hemoglobina normal, do outro. Quem tem os 2 tipos de hemoglobina é chamado de PORTADOR DA HEMOGLOBINA S ou PORTADOR DO TRAÇO FALCIFORME. Essa pessoa é sadia, saudável e não tem a doença anemia falciforme.
Só tem anemia