Evolução histórica da administração da produção
A administração da Produção pode ser definida como o conjunto de atividades que conduzem a transformação de um produto em outro de maior serventia.
A produção existe desde o nascimento do homem, que produzia suas próprias ferramentas para poder suprir suas necessidades de sobrevivência.
Ao passar do tempo, os homens começaram a elaborar novos produtos e assim deram origem a comercialização e posteriormente aos artesãos com uma forma de produção mais organizada, com o estabelecimento de preços e prazos de entrega.
Para avançar ainda mais as produções artesanais, os artesãos passaram a contratar aprendizes e após o domínio total de produção se tonavam novos artesãos, e assim teve início a geração de profissionais liberais de produção artesanal.
A decadência da produção artesanal teve inicio no século XXIII na Inglaterra com a Revolução Industrial, e o marco principal dessa revolução foi a descoberta de James Watt, que no ano de 1764 conseguiu inovar e trazer grandes avanços com a máquina a vapor.
Com a máquina a vapor, ocorreu a substituição da força humana pela força das máquinas e assim surgiram as primeiras fábricas e com elas grandes exigências, tais como:
● Padronização dos produtos e processos de fabricação;
● Treinamento de mão-de-obra direta;
● Criação e o desenvolimento dos quadros gerenciais e de supervisão;
● Desenvolvimento de técnicas de planejamento e controle da produção e de controle financeiro;
● Desenvolvimento de técnicas de venda Em 1790, Eli Whitney introduziu a padronização de componentes, e assim teve início o registro de desenhos e croquis, dos produtos e processos fabris e surgimento da função de projeto de produto.
No final do século XIX, surgiu Frederich W. Taylor, que ficou conhecido como o pai da Administração Científica. Com o inicio de seus trabalhos surge o conceito de produtividade. Na década de 1910, Henry Ford cria a linha de montagem, transdormando