A evolução histórica da Administração da Produção e Operações
Operações
A Administração da produção e Operações pode ser entendida como um conjunto de atividades que levam à transformação de um bem tangível em outro com utilidades maiores.
A função produção existe desde a origem do homem, dado que este produzia as ferramentas e os utensílios necessários para prover suas necessidades de sobrevivência. Com o passar do tempo, as pessoas passaram a produzir bens mais elaborados, até mesmo para revender a terceiros, dando origem aos artesãos e a forma de produção organizada, dado que estes estabeleciam prazos de entrega.
Com a evolução da produção artesanal, os artesãos começaram a contratar ajudantes denominados aprendizes. Após dominar a técnica de produção artesanal, os aprendizes se tornavam novos artesãos, dando continuidade em sua formação e formando novos artesãos.
A administração de Produção e Operações evoluiu até sua forma atual através da combinação de práticas consagradas do passado, adaptando-se aos desafios de cada era, a fim de buscar novas formas de gerenciar o sistema de produção.
Com a Revolução Industrial o método “caseiro” de produção ficou no passo com a descoberta da maquina a vapor, essa evolução trouxe grandes avanços, a força mecanizada que substituía a força humana e a da água, e o sistema fabril começou a ser estabelecido.
Com toda essa evolução começaram a surgir novas máquinas novos métodos de produção e foi introduzido na produção o método de produção em massa, a padronização de produtos, treinamentos e habilitação da mão de obras, elaboração de novos cargos como gerência e supervisão.
E foi no período de guerras onde se iniciou as operações logísticas, pois se fez necessário a movimentação de grandes quantidades de mantimentos, materiais bélicos, aviões, navios, tropas entre outros.
Isso veio a exigir todo um estudo de campo, era necessário que fosse feita uma pesquisa para a elaboração de uma melhor estratégia o que ajudava na