A evolução histórica da administração da produção
A administração da produção existe da origem do homem quando polia pedra em busca de utensílio mais eficaz. Nessa época não existia comercio, os utensílios serviam apenas para quem produzia. Em seguida surge a primeira forma de produção organizada por meio de artesanato, que com o aumento da demanda começaram a contratar ajudantes e estabelecer prazo de entrega e classificando as prioridades. Com o surgimento da revolução industrial a produção artesanal entra em decadência. A descoberta da maquina a vapor em 1764 começa a substituição das pessoas pelas maquinas, surgindo a primeiras fabricas e com elas grandes exigências, tais como: padronização dos produtos e processos de fabricação; treinamento de mão-de-obra direta; criação e o desenvolvimento dos quadros gerenciais e de supervisão.
Em 1790, Eli Whitney introduziu a padronização de componentes, e assim teve início o registro de desenhos e croquis, dos produtos e processos fabris e surgimento da função de projeto de produto.
No final do século XIX, surgiu Frederich W. Taylor, que ficou conhecido como o pai da Administração Científica. Com o inicio de seus trabalhos surge o conceito de produtividade.
Na década de 1910, Henry Ford cria a linha de montagem, transformando os processos produtivos já existentes, e assim surge o conceito de produção em massa.
A Engenharia Industrial permaneceu aproximadamente até a década de 1960, onde ocorreram melhorias da produtividade por meio de novas técnicas como: linha de montagem, posto do trabalho, estoques Intermediários , monotonia do trabalho, arranjo Físico, balanceamento de linha, produtos em processo, motivação, sindicatos, manutenção preventiva, controle Estatístico da,qualidade,fluxogramas de processos. Hoje existem muitas “ fábricas do futuro” que esta a ligada alta produtividade. As atividades que não agregam valor são eliminadas, os colaboradores são treinados em várias funções , o sistema produção