Ciência política
Ciência Política
1) Quais são os elementos do Estado?
O Estado é constituído por 5(cinco) elementos básicos: território, povo, governo, finalidade e soberania.
2) Defina governo.
Governo refere-se à gestão ou à administração dos negócios públicos, é expresso pelo conjunto de princípios, normas, aparato técnico-administrativo e ações que, sob diferentes fundamentações, sistemas e formas, orientam e condicionam a vida social.
3) Determine o conteúdo da soberania na Grécia, em Roma e na Europa medieval.
4) Analise o conceito clássico de soberania, relacionando-o com o surgimento do Estado moderno.
5) Discuta o conceito hodierno de soberania, pontuando a seguinte a seguinte questão: ainda há Estados soberanos no contexto de um mundo virtualmente globalizado?
O conceito hodierno da soberania trata sobre cada vez mais existirem instituições intergovernamentais interessadas em estabelecer o equilíbrio de forças, posto em perigo pelos países mais poderosos, exercendo algum tipo de regulação que, sem prescindir do Estado, limitasse sua atuação. Ainda que nações mantenham sua soberania e não desapareçam no mundo que se globaliza, não se pode falar nesse tipo de centralidade – do Estado-nação detentor do monopólio da força legítima.
6) Em nível quantitativo, dê o significado do vocábulo povo.
Em nível quantitativo o povo é equiparado a população. Conforme Bonavides “todas as pessoas presentes no território do Estado, num determinado momento, inclusive estrangeiros e apátridas, fazem parte da população. É, por conseguinte, a população sob esse aspecto um dado essencialmente quantitativo, que independe de qualquer laço jurídico de sujeição ao poder estatal
7) Analise cada um dos critérios qualitativos pelos quais o povo pode ser caracterizado.
Político: diz respeito àqueles que possuem o direito de votar e serem votados, de acordo com a legislação. Povo é igual a eleitor. Esta acepção prevalece no ordenamento constitucional brasileiro,