Andragogia
Para a educação de adultos é necessário criar um ambiente de ensino-aprendizado específico, uma vez que o adulto é um aprendiz que já possui uma gama de conhecimentos adquiridos através de experiências e oportunidades anteriores. Este novo ambiente deve levar em consideração que na educação de adultos os temas a serem trabalhados precisam ser estabelecidos em função das necessidades dos aprendizes, pois são indivíduos independentes e que só aprendem aquilo que lhes é de interesse e que têm aplicação prática. Os aprendizes adultos ficarão estimulados para o aprendizado a medida que conseguirem vislumbrar a utilidade do que irão aprender, para enfrentar os problemas reais de sua vida pessoal e profissional.
Este método foi criado pelo norte-americano Malcolm Knowles, na essência é a redefinição do papel do professor universitário ou do professor que ministra para adultos.
A Andragogia possui seis princípios fundamentais que ajudam a compreendê-la e aplicá-la melhor. Veja:
Necessidade de saber: Os adultos precisam saber qual a necessidade de aprender e o que eles ganharão no decorrer do processo de aprendizagem.
Autoconceito do aprendiz: Os adultos são responsáveis por suas vidas e decisões, portanto precisam ser encarados e tratados como indivíduos capazes de se fazer suas próprias escolhas.
Papel das experiências: Os adultos possuem experiências prévias e justamente essas experiências são à base do aprendizado.
Prontidão para aprender: Os adultos ficam mais dispostos a aprender quando o conteúdo parece ser útil em seu dia a dia, ou seja, quando o conhecimento tem a finalidade de ajudá-los a enfrentar os desafios