Andragogia
Andragogia é a ciência de orientar adultos a aprender, que está em oposição à pegadogia, que é a ciência de orientar o aprendizado de crianças.
A palavra Andragogia deriva das palavras gregas andros (homem) + agein (conduzir) + logos (tratado, ciência). Para Knowles, a andragogia possui alguns princípios e conceitos que são de extrema importância para diferenciar as características do aprendizado para adultos e para crianças. São eles:
1. Necessidade de saber: adultos precisam saber por que precisam aprender algo e qual o ganho que terão no processo.
2. Autoconceito do aprendiz: adultos são responsáveis por suas decisões e por sua vida, portanto querem ser vistos e tratados pelos outros como capazes de se autodirigir. 3. Papel das experiências: para o adulto suas experiências são a base de seu aprendizado. As técnicas que aproveitam essa amplitude de diferenças individuais serão mais eficazes.
4. Prontidão para aprender: o adulto fica disposto a aprender quando a ocasião exige algum tipo de aprendizagem relacionado a situações reais de seu dia-a-dia.
5. Orientação para aprendizagem: o adulto aprende melhor quando os conceitos apresentados estão contextualizados para alguma aplicação e utilidade.
6. Motivação: adultos são mais motivados a aprender por valores intrínsecos: autoestima, qualidade de vida, desenvolvimento.
Além dos princípios citados, é possível apresentar algumas diferenças entre a andragogia e a pedagogia.
CRITÉRIOS
PEDAGOGIA
ANDRAGOGIA
Autoconceito
Dependência
Autodireção crescente
Experiência
De pouco valor.
Aprendizes como fontes de aprendizagem.
Atividades
Técnicas de transmissão
Técnicas de Experiência
Vivências / indagações
Avaliação
Pelo professor
Rediagnóstico conjunto de necessidade Mensuração conjunta do programa Orientação da aprendizagem Centrada na matéria
Centrada nos problemas