Andragogia
Gestores do Conhecimento
Andragogia
Andragogia
Andragogia diz respeito ao ensino de adultos. Segundo Knowles (1976, p. 17), andragogia é a “arte e a ciência destinada a auxiliar os adultos a aprender e a compreender o processo de aprendizagem de adultos”. A andragogia busca compreender o adulto considerando os aspectos psicológicos, biológicos e sociais.
A educação de adultos embasada em um modelo andragógico tem como princípios: * A necessidade dos adultos em saber a finalidade, o “porque” de certos conteúdos e aprendizagens; * A facilidade dos adultos em aprender pela experiência; * A percepção dos adultos sobre a aprendizagem como resolução de problemas; * A motivação para aprender é maior se for interna (necessidade individual), e se o conteúdo a ser aprendido ser de aplicação imediata.; * Os adultos trazem uma bagagem de experiências que podem contribuir para sua própria aprendizagem.
Diferenciação:
Metodologia
O professor é considerado um facilitador, e como tal, sua relação com os alunos é horizontal, tendo como principal característica o diálogo, o respeito, a colaboração e a confiança. O clima propício para a aprendizagem, segundo o modelo andragógico, tem como características o conforto, a informalidade e o respeito, garantindo assim, que o aluno se sinta seguro e confiante. A andragogia, enquanto modelo para a educação de adultos, é caracterizada pela participação dos alunos, pela flexibilidade e pelo foco no processo, ao invés da ênfase no conteúdo.
O instrutor deve adotar outros métodos e técnicas de ensino atuais tais como: * Debates e discussão em grupo, * Perguntas e respostas, * Dinâmicas interativas, * Dramatizações e * Tantas outros dinamizadores do ensino.
Modo de Fazer: * O ensino andragógico deve começar pela arrumação da sala de aulas, com cadeiras arrumadas de modo a facilitar discussões em pequenos grupos. Nunca deverão estar dispostas em