Cultura popular brasileira
Folclore
Trata-se de um conjunto de lendas e mitos, que são transmitidos de geração para geração e fazem parte da imaginação da população de cidades do interior, principalmente. A maioria destas lendas e mitos foi criada para assustar as pessoas. Há várias festas populares que ocorrem nos quatro cantos do Brasil com muitas lendas e estórias contadas oralmente que misturam fatos reais e históricos com os seguintes personagens: Boitatá, Curupira, Boto Cor de Rosa, Lobisomem, Saci Pererê e Mula Sem Cabeça.
Superstições
São uma série de crenças populares que não possuem nenhuma explicação, pois as superstições sempre são criadas pela população. As mais conhecidas são: gato preto dá azar, quebrar um espelho dá sete anos de azar, passar por debaixo da escada dá azar, deixar um sapato virado causa a morte da mãe, sexta feira 13 dá azar, trevo de quatro folhas traz sorte, ter uma figa ou pimenta vermelha tira o mal olhado e muitas outras.
Cantigas de roda
São canções populares que estão relacionadas com brincadeiras feitas numa roda com várias pessoas, sendo esta uma prática comum em todo o Brasil. As mais conhecidas são Marcha Soldado, Samba Lelê, Ciranda Cirandinha, Nesta Rua, Atirei o Pau no Gato, Fui no Tororó e outras.
Carnaval
O Carnaval pode sim ser considerado um movimento artístico e exemplo de cultura popular brasileira. É claro que podemos encontrar carnaval em outros países, mas em nenhum outro lugar poderemos encontrar o carnaval como é apresentado no Brasil.